terça-feira, 21 de abril de 2009

Complicação.

Porque tudo tende a ser tão complexo? Fascino-me com a dificuldade que encontramos para responder ou mesmo tentar responder as perguntas mais triviais. Porque existimos? Como surgimos? Qual o nosso destino? Existe uma ciência que tenta responder essas perguntas, como a filosofia. Mas, se são perguntas tão óbvias, porque são tão dificéis?

Conceitos que parecem mais complicados, como a física ou a química, nada se comparam á essas perguntas. Quando encontramos um problema que envolve, sei lá, dilatação e combustão, temos o conhecimento suficiente para responder essas questões. Isso porque são ciencias que temos uma resposta definida, imutavel, para qualquer problema que tentemos resolver. Por isso, são ciencias exatas. Outro exemplo seria a matematica.

Há, por mera observação, pessoas que negam a existência da química, por exemplo. Até onde eu sei, a "Química" é uma explicação para certos fatores. Existência de um atomo, por exemplo. Atribuição de cargas ás particulas no seu interior (positivo e negativo) são meras atribuições. É como pegar a cor verde. Porque "verde"? Tecnicamente, não tem motivo. É como química, ou física.

Se a química não existisse, ou melhor, se o que a química tenta explicar não existisse, não existiria absolutamente nada. E nisso, lá vai confusão mental...Porque tudo que chega perto de explicar a existência dos mundos tende a ser complexo? Estranho.

Voltando ao assunto das ciências. Assobre num pedaço de vidro. Houve uma condensação, certo? Isso por acaso é...biologia? Música? Religião? Esse fenomeno é explicado por conceitos químicos. É como dizer que o catolicismo não existe. Explicar a existencia de algo que ninguém viu e que criou todo mundo. É redundante. São apenas seres humanos tentando achar uma explicação logica, cientifica ou sobrenatural para explicar o porque de estarmos aqui.

Mas, se é uma pergunta tão na cara, não entendo sua dificuldade...Uma pergunta especifica, como "Quantos quilos de oxigenio preciso para gerar combustao completa de um hidrocarboneto" É muita mais complicada em si, mas podemos achar sua resposta.

Ou seja...Quantos mais dificil é a pergunta, mais fácil é de se achar uma resposta? Ou então...Quantos mais fácil é a pergunta, mais possibilidades de resposta podemos achar? Ou será que...

Ah, creio chegar perto de uma explicação. Talvez não seja a pergunta óbvia, mas tantos já tentaram respondê-la que virou moda. Ela com certeza é fácil, mas acabamos complicando-a. Mas...será que todas as resposta estão certas? Hum...Mais estranho ainda.

É uma pergunta meio relativa...Talvez seja isso. Perguntas relativas tendem á respostas relativas. "Qual o seu gosto para roupa?" Bilhões de respostas. "Como surgiu o mundo?" Bilhões de respostas. E, teoricamente, nenhuma está errada. Cada um tem seu gosto. Cada um acredita no que bem entender.

Irônico...Quantos já se mataram por julgar a sua certa? É...Tendemos a destruir tudo que amamos...

E não era que a resposta era óbvia mesmo? Esse mundo...Estamos deixando-o cada vez mais complexo...

Parece brincadeira do destino.

L&S

Tudo se torna simples depois que alguém descobre a resposta.

3 comentários:

  1. Se a Química não existisse eu não teria repetido.

    Que putaria, né?

    ResponderExcluir
  2. Filosoficamente Filosofando neh, joao? xDD
    E a condensaçao do ar no vidro eh clima xDDDDD HUahahahahah zoa. Fico bom o post. ^.~

    ResponderExcluir
  3. Não alongarei o comentário
    Não sei ao certo se vc levou a sério o que postou aqui, mas é, de fato, um tanto explicativo... divertido de ler, sem deixar de ser de certa forma sério...

    assim deixo meus aplausos humildes!

    D.M.

    ResponderExcluir